quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Top Dark

Bom, como não tenho nada para fazer, desenterrei a ideia de fazer um Top List com os melhores clipes de temática obscura, escolhidos dedo a dedo por mim.

Essa ideia genial surgiu quando eu e alguns amigos chegamos a uma única e óbvia conclusão com relação aos clipes de metal; São todos uma bela bosta. Porém, sempre existem exceções, concordam?
Pois bem, eu como ex-futura publicitária, decidi juntar um amontoado de clipes de bandas famosas e outras nem tanto, os assisti e escolhi os que mais chamaram a minha atenção.

O que esses clipes têm em comum? Esse ar sombrio que me enche os olhos!



12º My Dying Bride

A banda: MDB sempre foi uma banda que influenciou vários e vários outros grupos que tivessem um pézinho depressivo. Sua sonoridade arrastada e a voz do vocalista Aaron Stainthorpe são marca registrada da segunda melhor banda de Doom Metal, depois do consagrado Candlemass.

O clipe: É um desses vídeos de Internet que não se sabe se é clipe oficial ou fã-video. Fato é que a simplicidade e o ar romântico que o envolvem, junto do roteiro simples e surpreendente, são toda a graça e charme dele. Além, claro, da bela moçoila gótica que sou eu em um futuro próximo. =D




11º Agalloch

A banda: Agalloch é um dos meus mais recentes amores, que descobri nessa minha busca maluca por bons clipes. Além de ser uma banda "recente", tem um som único, que em alguns breves momentos lembram bandas como o antigo Katatonia e antigo Anathema. Um som exótico e delicioso de ouvir. Sem mais.

O clipe: Simples, mas com uma puta fotografia, cortes de câmera bem produzidos, dá aquela sensação de frio quando é assistido. E, na boa, eu AMO clipes sem pé e sem cabeça.




10º Lacuna Coil

A banda: Banda italiana, é uma das poucas com vocal feminino em que a vocalista não tem voz de criança, isso é muito bom porque vocês podem ver o clipe sem ter que desligar o audio. Aliás, a voz da Scabbia é linda e nessa música, em especial, está ainda mais.

O clipe: A mesma história de sempre; fotografia, direção de arte, cortes, figurino e blá blá blá. Porém, destaque para a coloração da nossa película.




9º Moonspell

A banda: Black/Gothic, Moonspell é uma das poucas bandas de Portugual que eu gosto e que merece respeito de verdade. Mesmo sendo dessas bandas que deixa cair sua qualidade conforme o tempo, o peso e as letras que são verdadeiras poesias estão sempre presente na estrutura do grupo. E lá na terrinha são considerados estrelas, oras pá!

O clipe: No geral, os clipes do Moonspell são, igualmente ao resto de seu trabalho, verdadeiras obras-primas, super bem produzidos e super bem bolados. Maaaas, se tem algo que me irrita profundamente em video-clipe, é o excesso da utilização do croma, ainda mais quando dá pra ver NITIDAMENTE que se está usando croma.
Pois é, eles usam e abusam disso.
O clipe de Luna por sua vez, é uma animação, que além de ser bonitinha e bem feitinha, é mega chocante. Mas só tem graça se for a versão censurada, bgs.




8º Atrocity

A banda: (L)____(L)'

O clipe: Era pra ser um clipe farofa e saiu uma puta produção. Só isso.




7º Sirenia

A banda: Banda de som delicado como cristal entretanto que enjoa rápido, já trocou de membros mais vezes que o É o Tcham, mas essa fase com a belíssima Monika Pedersen é de longe a melhor fase da banda.

O clipe: Ok, aqui eu pago pela minha boca quando digo que não gosto da utilização exagerada de croma. Só que esse clipe ficou com uma fotografia tão perfeita que eu me rendi ao seu encanto.




6º Virgin Black

A banda: Considerada por alguns como cristã, Virgin Black é uma banda única de som profundo e letras que além de lindas buscam o melhor do ser humano. O som único e distorcido faz do VB algo exótico, de qualidade e viciante!

O clipe: Até onde sei, é de produção própria, como se fosse um trabalho de faculdade. Com uma ar Tim Burtoniano, é um clipe delicado e agressivo ao mesmo tempo, com um roteiro.. hm.. é, fofo. Bem histórinha de gótico pré-adolescente.



Antes que me esqueça, eu AMO o solo final dessa música.


5º Cristina Aguilera

Aaaaaah, qualé?!
Vão me dizer que esse clipe não é mega trevoso, e foda, e lindo, e com um figurino de fazer inveja à qualquer Lady Vampira Gótica do Orkut?




4º The 69 Eyes

A banda: Uma das bandas precursoras da idéia do Glam Gothic Rock e a maior delas atualmente, T69E dispensa comentários.

O clipe: O primeiro da banda, olha que bonitinho. *-*
Tem a participação do Ville Valo, que foi quem os lançou pro mercado. Siiim, o Ville aparece no clipe! Prestem bem atenção que vocês vêem.

O clipe tem um clima todo dark, envolvente, gostoso. Dá vontade de catar um sobretudo e ir pro primeiro buraco gótico que aparecer à sua frente.
E essa é minha música preferida deles. (L)




3º Nightwish

A banda: Quem começou à ouvir banda trevosa por causa de Nightwish coloca o deduá ki *empina a bunda*

O clipe: Antes que venham com "Nemo é coisa de poser", "só gótico de MTV ouve NW" e blá blá blá. Esse clipe é de longe um dos melhores clipes na história do Metal. Sim, do METAL. u__ú
Mesmo assim, não é o melhor do Nightwish, porque tem Sleeping Sun 2005, mas foge um pouco da nossa temática, então...




2º Type O Negative

A banda: Peter Steele, Josh Silver, Kenny Hickey e Johnny Kelly. Foi A banda, me entendem? Talvez ToN só esteja em segundo por questões pessoais, sim, e daí? Ao menos não fui injusta de coloca-los em primeiro, o que é um pecado.

Banda de duplos sentidos, envolve tudo que for sério e sarcástico em uma única música. A genialidade em melodias, com o som arrastado e extasiador. A poderosa voz de Peter Steele. Foi a melhor banda já existênte. :')

O clipe: Orgasmos múltiplos, coloridos e em 3D. Tirem a prova;






A banda: Amada por muitos, odiada por mais ainda, não faz meu gênero, mas acho a banda muito boa, mesmo! E essa música é indiscutivelmente uma das coisas mais lindas do mundo.

O clipe: Digo e repito, esse clipe, de todos os aqui mostrados é o melhor! Melhor que os não mostrados e melhor até que os que nem foram feitos ainda!
A qualidade das imagens, o figurino, a maquiagem, a produção, a direção, a fotografia, o roteiro, os detalhes.. cada detalhe; Um olhar, um pulo, um fio de cabelo, uma lambida. Nhãm nhãm.
É muito perfeito. Não há quem negue isso. Nymphethamine é de todos os clipes, o grande merecedor de verdade de um Oscar;






Agora chega de trevozismo, antes que alguém corte os pulsos aqui.

Fui adocicar a vida e ouvir Restart. Beijos.