segunda-feira, 29 de março de 2010

Bom dia Curitiba

Bom dia minha Curitiba, cidade que me trás sol e chuva em um mesmo dia. Cidade de pessoas quietas, que tantas vezes conhecidas como mal-educadas, se chamadas a uma roda de conversa demonstram interesse, integridade, respeito, ironia, bom humor e quem sabe um rio de simpatia. Cidade européia, fria e romântica.
Fria.. Aaah o frio de Curitiba! Aconchegante, preguiçoso e poético. Poético dos poétas escondidos em cada canto da Rua XV, em cada banco da Praça Tiradentes, em cada botéco do Largo da Ordem.
Cidade do MEU Largo da Ordem, onde os dias e noites boêmias divertem e tiram da rotina, onde se tem as melhores companhias por um instante e as piores companhias pra vida toda. E que seja pra vida toda...
Cidade das culturas, onde se tem de tudo um pouco. Desde o malandro pseudo-carioca, o maluco bicho-grilo, o muleque calçudo a morena clara. Onde o sotaque forte de quem nasce na terra das araucárias é despercebido. Onde daí, piá é piá e pronto.
Cidade modelo de tal ideologia, dos bonequinhos do lixo-que-não-é-lixo, da praça do hómi peladão, do atletiba, dos tubos alienígenas onde se espera a "nave" biarticulado, das belas moças bem apessoadas da Riachuello, da catedral bonita onde eu vou me casar - se eu me casar.
Cidade que quando quer me matar de vergonha, capricha lindamente e ainda assim eu não me importo.
Porque aqui, minha amada Curitiba, eu estou em casa. E tenha certeza que não te troco, por nada.

Feliz aniversário Curitiba.